Resumo Macro Mensal – Apen Capital
Ao longo do mês, a crise bancária americana movimentou os mercados e gerou ainda mais incertezas quanto ao curso da política monetária nos países desenvolvidos. Tanto o FED quanto o ECB elevaram mais uma vez as respectivas taxas básicas de juros, no entanto, devido aos riscos de instabilidade financeira ainda muito elevados, deixaram em aberto as sinalizações para as reuniões
vindouras.
Tudo isso ocorre em um momento em que as condições de crédito já vinham sendo apertadas por parte dos bancos, o que aumenta uma probabilidade de recessão à frente. Dessa forma, o mercado passou a precificar cortes de juros já em 2023, contrariando as expectativas do próprio FED, que espera manter o juros acima de 5% até o fim do ano.
No Brasil, a grande novidade ficou por conta do anúncio do novo arcabouço fiscal, que, nas palavras da Verde Asset, foi “pior do que o necessário e melhor do que o temido”. Com relação ao arcabouço, ainda existem dúvidas quanto a sua efetividade na prática, uma vez que as simulações do governo só fecham se ocorrer um aumento expressivo na arrecadação.
Sendo assim, continuamos com um pé atrás, o cenário é de incertezas, o arcabouço ainda não passou e a bolsa americana continua na média de preço histórica em termos de valuation, o prêmio pelo risco para alocações em renda variável não está muito favorável.
Acompanhe diariamente o que estamos pensando via grupo do Telegram clicando aqui
Caso queira conhecer nosso serviço de wealth management, fale conosco clicando aqui.