O que é um fundo de investimento?
Um fundo de investimento é uma comunhão de recursos, constituídos sob a forma de condomínio, destinado à aplicação em recursos financeiros (ações, títulos públicos, moedas, commodities etc). Ou seja, trata-se de uma modalidade de investimento coletivo em que diversos investidores se juntam com um objetivo em comum.
Os fundos dão acesso para investidores individuais a uma gestão profissional de um portfólio de ações, multimercados, crédito privado, entre outros. Cada cotista participa, proporcionalmente, dos ganhos e perdas desse fundo. Um fundo de investimento investe em uma variedade de ativos financeiros e sua rentabilidade é de acordo com as variações dos ativos que estão dentro do fundo.
Investir em um fundo é basicamente delegar a escolha dos ativos financeiros para um gestor profissional e estratégia de investimento muitas vezes inacessíveis para a pessoa física.
O que é uma cota?
Uma cota nada mais é do que uma fração do fundo. Quando o investidor investe em um fundo, na prática, ele está comprando cotas.
O patrimônio de um fundo é composto pela soma de todas as cotas.
Personagens de um fundo
GESTOR
- Responsável por tomar as decisões de alocação de um fundo;
- Quem toma as decisões.
ADMINISTRADOR
- O administrador é uma empresa que cuida do dia a dia do fundo e controla os prestadores de serviço;
- Também cabe ao administrador aprovar o regulamento e prestar contas aos reguladores e cotistas.
CUSTODIANTE
- Onde ficam os ativos comprados pelo fundo;
- Responsável pela liquidação física e financeira dos ativos.
Classes de Fundos de Investimento
Fundo de Ações – FIA
Regra geral, os fundos de ações são fundos que são obrigados a investir no mínimo 67% do patrimônio líquido em ações listadas na bolsa de valores.
Fundos Multimercados – FIM
Normalmente, os fundos multimercados são compostos por diversas classes de ativos. Nessa classe, o gestor tem uma maior liberdade para operar o fundo. Comumente esses fundos operam juros, bolsa, moedas, commodities e derivativos.
Fundos de Renda Fixa
São fundos que investem, no mínimo. 80% dos seus investimentos em ativos de renda fixa prefixados ou pós-fixados.
Fundos Cambiais
Esses fundos são compostos por investimentos em moeda estrangeira. Os mais comuns são os fundos de dólar.
Fundos Imobiliários
Os famosos FIIs são feitos para realizar alocações no setor imobiliário. Ao comprar cotas desses fundos, você está comprando pequenas participações nos imóveis investidos pelo fundo.
Qualquer dúvida, estamos à disposição por meio da caixa de comentário.
Até a próxima.